Lavar as mãos ao retornar para casa

Ao sair de casa entramos em contato com diversas superfícies e pessoas, que podem conter partículas virais. É importante lavar as mãos assim que se chega em casa, para manter o ambiente limpo e minimizar o risco de “importar” os vírus.

Lavar as mãos antes de comer ou de entrar em contato com olhos, nariz e boca

A porta de entrada para o vírus no corpo são as mucosas, sendo fundamental manter as mãos limpas antes de entrar em contato com elas.

Sempre cobrir a boca com lenço descartável ao espirrar ou tossir (lavar as mãos após)

Ao espirrar e tossir eliminamos uma quantidade enorme de vírus em um jato de ar bastante rápido. Essas partículas virais podem ir direto a outra pessoa ou superfície, podem ficar no ar e serem inaladas ou podem ficar nas mãos do indivíduo doente. Essas partículas podem ser transferidas a outras pessoas, perpetuando a doença e a epidemia.

Controlar as doenças crônicas (ex. hipertensão, diabetes)

Há maior risco de complicações em pessoas com problemas crônicos de saúde, que é ainda maior nos grupos sem adequado controle. É importante manter os parâmetros físicos e laboratoriais compensados para minimizar tal risco.

Controlar as doenças do trato respiratório (ex. rinite, asma, bronquite, enfisema)

As vias respiratórias dos indivíduos portadores dessas doenças são cronicamente inflamadas, tornando-os mais suscetíveis à infecção, quando expostas à vírus e bactérias. Uma pessoa com rinite coça o nariz e os olhos com uma frequência muito maior que alguém que não tem, havendo maior chance de colocar os vírus em contato com sua mucosa. Manter seguimento médico próximo e controle adequado dessas patologias é fundamental na prevenção.

Para os fumantes, cessar tabagismo

Fumantes têm as vias aéreas inflamadas e produzem uma quantidade maior de muco, que não tabagistas. Essa combinação torna-os mais propensos a adoecer, aumenta o tempo de duração do quadro e aumenta a chance de complicações.

Vacinação anual para gripe (Influenza)

A vacina é produzida com os “vírus atualizados” para aquela epidemia. A vacina é específica para os tipos de Influenza circulantes naquele ano, contendo partículas do Influenza A  Influenza B. A vacinação reduz muito a chance de contrair gripe, diminui a chance de complicações e diminui a mortalidade.

Manter ingestão adequada de líquidos e alimentação balanceada

Os alimentos contêm inúmeros nutrientes e vitaminas essenciais para evitar gripes, resfriados e demais infecções. Uma dieta regrada é fundamental e deve conter uma fonte de proteína, carboidrato, gordura e fibra.

Exercícios físicos regulares

Exercícios regulares aumentam a reserva cardio-vascular e aumentam a saúde global. Um estilo de vida saudável é fundamental para reduzir o risco de infecções e aumentar as defesas contra elas. Prática de 30 a 45 minutos diária deve ser a meta.

Manter ambientes limpos, livres de poeira ou irritantes para a via respiratória

Como exemplo de irritantes pode-se citar: ácaros, mofo, penas de pássaros e solventes. A remoção de tais partículas favorece o controle da rinite e asma e reduz a inflamação nas vias aéreas. Esses medidas reduzem a chance de um vírus conseguir penetrar na mucosa íntegra (sem inflamação) e causar infecção.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *