A Pneumonia é uma doença infecciosa, que pode ser causada por diferentes agentes: vírus, bactérias e até fungos. A Pneumonia bacteriana é a mais conhecida e é a que nos referimos quando dizemos simplesmente “Pneumonia”. Esse texto traz informações à respeito das causas e dos sintomas de pneumonia, do seu diagnóstico, do seu tratamento e de possíveis complicações.
O que é Pneumonia?
Pneumonia é uma infecção respiratória que afeta o pulmão e é a principal causa de internação no Brasil e no Mundo. Ela pode ser divida em alguns grupos de acordo o local de origem ou sua causa, ajudando a direcionar o tratamento de acordo com as bactérias mais frequentes.
- “adquirida na comunidade”, que começa quando estamos em nosso ambiente habitual (casa, trabalho etc.);
- “hospitalar”, que surge durante uma internação hospitalar;
- “associada a ventilação mecânica”, que surge nos pacientes que estão em uso de aparelhos para auxiliar a respiração;
- “aspirativa”, que surge em consequência a um engasgo com aspiração (entrada de alimentos no pulmão).
Quais os sintomas de Pneumonia?
Os quadros de Pneumonia podem ser bastante variáveis, mas os sintomas mais frequentes são tosse, habitualmente com secreção (catarro), astenia (cansaço, mal-estar), falta de ar, calafrios ou febre. Outros sintomas:
- dor torácica ao respirar e tossir;
- respiração curta e ofegante;
- sibilância (chiado no peito);
- redução na oxigenação.
Como é feito o diagnóstico de Pneumonia?
Os sintomas (quadro clínico) são muito importantes, mas para confirmação é necessário um exame de imagem, habitualmente a radiografia de tórax (Raio-x). Em pacientes com quadros sugestivos de Pneumonia alguns exames de sangue podem auxiliar no diagnóstico e na avaliação da gravidade.
Qual o tratamento para Pneumonia?
O primeiro passo para o tratamento da Pneumonia é avaliar a gravidade e definir o local de tratamento, que poderá ser em casa, internado no hospital em quarto/ apartamento ou até em UTI. De acordo com a classificação local de origem da infecção, é escolhido o antibiótico ou combinação de antibióticos mais adequados. Há alguns outros medicamentos que podem ser necessários para ajudar a manejar o quadro e outros sintomas. Alguns pacientes podem necessitar de fisioterapia também.
Quais as complicações possíveis de uma Pneumonia?
Alguns pacientes podem apresentar complicações do quadro a depender da bactéria causadora, da intensidade da infecção, dos outros problemas de saúde que o paciente apresente. As mais frequentes estão listadas à seguir:
- derrame pleural (líquido no pulmão), que pode desencadear dor ao respirar e fazer com que a febre se mantenha mais tempo.
- Insuficiência respiratória/ Síndrome da angústia respiratória aguda – falta de ar intensa, causada por uma dificuldade do pulmão em fornecer a quantidade necessária de oxigênio.
Pneumonia pode matar?
Sim, a depender da gravidade do caso e dos outros problemas de saúde, que o paciente tenha. Uma das coisas que influencia bastante a gravidade é a idade, quanto mais velho, maior o risco, especialmente acima de 65 anos. Uma avaliação precoce, um tratamento direcionado e em um ambiente seguro (por vezes internado) são fundamentais para uma boa evolução.
Como deve ser o seguimento de quem teve Pneumonia?
É importante avaliação médica por especialista para verificar a resolução completa do quadro (cura), identificar fatores de risco para novos episódios e estabelecer estratégias protetoras para evitar recorrência. Pacientes que têm problemas pulmonares necessitam de especial atenção para determinar as consequências do evento, ajuste de medicação e compensação.
Minha mulher tá com pneumonia mais está tomando antibiótico..mais está com uma tosse seca e quando vai no banheiro pra tussir ela vomita muito catarro isso faz parte da pneumonia msm ela tomando antibiótico